502 Bad Gateway – Saiba O Que É E Como Corrigir (2021)

O Nginx foi lançado em 2004 como um servidor da web de código aberto. Desde o momento em que foi lançado, é muito comumente usado para hospedar sites. Além disso, também está sendo usado como balanceador de carga, proxy de email, proxy reverso e cache HTTP. Como qualquer outro servidor web, o Nginx também está sujeito a certos erros, dos quais o mais comum é o erro 502 Bad Gateway.

Este é um tipo de erro altamente genérico que surge quando você tenta acessar um servidor da web, mas não consegue alcançá-lo. Nesse caso, seu navegador pode processar o erro 502 Bad Gateway. Como não há nenhuma outra informação que apareça junto com esse erro, ele deixa o usuário sem noção sobre o que exatamente deu errado e como eles podem consertar.

O Que é 502 Bad Gateway Error?

Para carregar uma página da web, seu navegador primeiro enviará uma solicitação HTTP ao servidor da web onde o site está localizado. Em essência, a solicitação HTTP diz ao servidor: “Ei, alguém solicitou a página Z e preciso que você a busque”.

Dois servidores são necessários para concluir sua solicitação: o gateway ou servidor proxy e o servidor upstream (também chamado de servidor de origem). O servidor proxy (também conhecido como servidores de borda) recebe a solicitação primeiro, antes de transmiti-la ao servidor de origem.

Se o servidor de origem não responder ou se o servidor upstream receber uma resposta inválida, você obterá um erro 502 Bad Gateway.

O Que Causa o Erro 502 de Gateway Incorreto.

Aqui estão os diferentes motivos pelos quais você obtém o erro 502 Bad Gateway:

1.  O servidor está inativo.

Se o seu servidor backend (não o servidor proxy reverso) estiver sobrecarregado com muitas solicitações e cair, o NGINX retornará 502 Erro de gateway inválido. Também pode acontecer se o seu servidor cair devido a um código, plug-ins e módulos com defeito.

2. O servidor é reiniciado com freqüência.

Se o servidor de backend não estiver configurado corretamente, ele pode reiniciar repetidamente e fazer com que o NGINX forneça uma resposta 502 Bad Gateway.

3. Problemas de rede.

Isso também pode acontecer devido a problemas de rede, como problemas de resolução de DNS, problemas de roteamento ou servidor de bloqueio de firewall.

LEIA:

MÉTODOS PARA A correção do erro de gateway incorreto 502.

1. Atualize a página .

A primeira solução é bastante simples – espere um ou dois minutos e atualize a página em que você está. Em muitos casos, o erro vem de um aumento repentino do tráfego.

Portanto, uma simples atualização de página geralmente resolverá o problema. Para um atalho, os usuários do Windows podem pressionar F5 ou CTRL + F5, enquanto os usuários do Mac podem pressionar CMD + R.

Você também pode tentar verificar se o site está offline usando uma ferramenta online, como Website Planet ou Host Tracker. Isso ajudará a identificar se um servidor ou um problema do lado do cliente está causando o erro.

2. Limpe o cache do navegador.

Whenever you encounter issues like these it can be good to clear your browser cache.

3.  Liberar DNS.

O erro 502 Bad Gateway também pode ocorrer devido a problemas de DNS, como endereços IP incorretos e servidores DNS que não respondem. Nesse caso, limpar o cache DNS pode ser a resposta. Este método funciona de forma semelhante para limpar o cache do navegador. Ele removerá arquivos defeituosos de seu servidor DNS.

Alterar temporariamente seus servidores DNS é outra etapa que você pode realizar. Por padrão, seus servidores DNS são atribuídos pelo seu ISP. No entanto, você sempre pode alterá-lo para um servidor de terceiros, como Google Public DNS.

4. Verifique o status do site.

Se o erro 502 ainda estiver aparecendo, apesar de tentar a maioria dos métodos até agora, é possível que o servidor de origem esteja passando por um tempo de inatividade.

Felizmente, existem muitas ferramentas na web para examinar se um site está fora do ar, incluindo Down for Everyone ou Just Me e IsItDown. Basta inserir sua URL e verificar o status do seu site.

5.  Verifique o log de erros.

Quando ocorrer um erro 502 Bad Gateway após uma alteração ou atualização específica, a falha pode estar no próprio servidor. A melhor abordagem para esse problema é verificar seu log de erros.

Normalmente, seu serviço de hospedagem dá acesso para habilitar o registro de erros do site por meio de um painel de administração. Você também pode ativar o registro de erros em seu site WordPress adicionando as seguintes linhas em wp-config.php:

define( 'WP_DEBUG', true ); 
define( 'WP_DEBUG_LOG', true ); 
define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false );

Todos os erros gerados aparecerão no arquivo wp-contents / debug.log, permitindo que você detecte quais estão causando um erro 502 Bad Gateway.

6. Entre em contato com o Suporte ao Cliente .

Se nenhuma das soluções acima corrigiu o erro 502 Bad Gateway, é melhor entrar em contato com a equipe de suporte ao cliente.

Ao descrever o problema, tente incluir as etapas de solução de problemas que você executou. Forneça o máximo de informações possível e deixe a equipe de suporte ajudá-lo.

Conclusão.

O objetivo era identificar e corrigir 502 erros de gateway inválidos. Espero que você tenha uma ideia clara por trás desse popular erro de WP e as etapas para resolvê-lo.

Deixe um comentário